Como cultivar hortelã em vaso?

A hortelã é uma das ervas mais resistentes e de fácil cultivo já conhecidas. Basta oferecer à planta água e sol na medida certa, que ela terá pleno desenvolvimento. Uma das vantagens dessa planta medicinal e aromática é a boa adaptação em potes, vasos e jardineiras. Mesmo sendo uma planta invasiva, esses recipientes a contêm perfeitamente, pois as raízes se espalham pelo fundo até preencherem todo o espaço.

Você pode deixar os vasos com hortelã em locais ensolarados ou com sombra parcial, mas ao abrigo de ventos. O importante é que recebam sol suficiente para que cresçam saudáveis e viçosas. O solo onde for plantada deve ser rico em matéria orgânica e deve estar sempre úmido (nunca encharcado), pois a hortelã é exigente em água. Fora esses detalhes, a hortelã é uma excelente opção para quem gosta de plantas que exigem poucos cuidados.

1. Como escolher e preparar as mudas

Para plantar sua hortelã, é necessário escolher uma muda saudável. Você pode consegui-la em lojas especializadas em jardinagem ou pedir ao vizinho um galhinho. Caso você consiga com o vizinho, corte o caule da hortelã cerca de dois centímetros acima da junção de uma das hastes do pé. Ao chegar em casa, coloque o ramo em um copo com água potável. Deixe o copo em local com boa insolação, mas o mantenha sempre cheio, até que as raízes brancas comecem a surgir do caule cortado. Permita que cresçam alguns centímetros de comprimento antes do plantio.

2. Como escolher o vaso para a hortelã

O vaso para a hortelã deve apresentar cerca de 30 a 40 cm de diâmetro, para que suas raízes se desenvolvam bem e a planta cresça forte e viçosa. Embora a hortelã exija bastante água, o solo deve estar sempre bem drenado. Portanto, o vaso deve apresentar furinhos no fundo, para que a planta não fique encharcada e morra. Lembre-se de plantar a hortelã sozinha no vaso, pois como é uma erva invasora, pode prejudicar o desenvolvimento de outras plantas.

3. Como deve ser feito o plantio

Adquira um bom composto orgânico. Lembre-se de que a hortelã se desenvolve em solos ricos em matéria orgânica. Preencha o vaso com 1/3 do composto orgânico e plante a muda de hortelã. Complete ao redor da planta com terra, para que a hortelã ganhe sustentação.

4. Como cuidar da planta

Após o plantio, molhe a terra para que a umidade chegue às raízes da hortelã. A terra deve sempre permanecer úmida, mas não encharcada. Se o clima estiver quente, você pode regar a planta várias vezes por dia. Deixe o vaso voltado para o leste, pois a hortelã se desenvolve melhor com seis ou mais horas de luz solar. Assim que se desenvolver bem, faça podas frequentes, com cortes na metade superior da planta, cerca de um centímetro acima da junção do caule e abaixo dos botões florais. Em hipótese alguma, corte mais do que um terço das folhas de uma única vez.

Não deixe que a hortelã floresça. Caso contrário, a planta reservará os nutrientes para a produção de flores e não para o crescimento das folhas. Para não causar estresse na planta, anualmente, divida o pé em novas porções, para formar novas mudas.

Fonte: Wiki How.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu